NEYMAR

É preciso ter-se cuidado com a internet e com essa globalização tão decantada Elas podem fazer alguém muito famoso, mas pode também destruir esse alguém, assim como se a vizinha acontecer com o Neymar.

É avassaladora a esteira de manifestações que o ridicularizam a cada instante, uma tempestade de memes , vídeos, jogadores de vários esportes, como o jogador de tênis que recebeu uma “boladinha” e rolou na quadra com espalhafato. Ou manifestações de supostos humoristas no youtube, e de várias pessoas que caem ao chão, juntas.

Por que ninguém avisou ao rapaz, naqueles momentos lá, iniciais, que toda a encenação não iria “cair” bem? Ninguém teve o discernimento, quem sabe o treinador, de lhe chamar à atenção?. Era uma infantilidade que todos acompanhavam, inclusive a mídia, e nem um só mortal atinou para o abismo que se apresentava?
Estavam todos mergulhados na incontrolável necessidade de fazer sucesso a todo pano e de ver o Brasil nos finais da copa a todo custo?
São especulações, mas é impressionante como aconteceu isso. Fez-me lembrar o caso de um cantor no Brasil, que há muitos anos, movimentava multidões com um simples cantarolar, e os guiava como se um maestro fosse, um sucesso absurdo e invejado e que, a partir de uma denúncia constrangedora (verdadeira ou não), afundou em um ostracismo cruel , do qual jamais se recuperou.
E era uma época que sequer sonhava-se com internet ou celular.

As pessoas em torno não suportavam o sucesso de um homem negro a ser uma unanimidade naqueles tempos. Pelo que se vê, todavia, o racismo parece continuar nestas plagas da internet.
Ouso dizer que Neymar é vítima. De nós mesmos, afoitos por vê-lo dilacerar os adversários quando sequer conseguia “manter-se em pé”, ao peso de uma vaidade quase compulsória sobre os ombros de um jovem de repente milionário de dinheiro e bajulações..

Este é um mundo extraordinariamente poderoso;, este da internet e da tecnologia modernas que fizeram com que uns e outros ficassem juntos e intimamente ligados no mesmo quintal( se é que existe ainda quintal).
Elas podem tornar uma pessoa famosa da noite pro dia, mas poderá destruí-la com a facilidade e a propriedade de pés gigantes.
Ao cair, quem sabe o jogador estivesse pedindo ajuda, assim como fazemos todos em vários momentos da vida, aos que estão em torno de nós, quando queremos ser olhados.

Conversa de Psicólogo? Muito provavelmente. Palavras que não levam a nada. Mas prestem atenção como não vão perdoar o jogador até que suguem todos os momentos daquelas quedas lá, na distância do sucesso. .

Lin de Varga

Deixe um comentário

Seu comentário