EIS QUE TRAGO O QUE SABE O NÃO MANIFESTO

O SALTO NO VAZIO

“No livro “Le saut dans le vide” (O salto no vazio), Jose Le Roy faz um estudo sobre a não dualidade dentro de vários filosofos da História.
Em dado momento, refere-se a Fichte, filósofo alemão que viveu entre 1762 e 1814. e o cita, por exemplo nessas afirmativas:
“(…)” O homem não pode criar-se um Deus, mas ele pode por si mesmo, como uma pura negação, aniquilar-se e, então, mergulhar em Deus.”(…)
“No fundamento de toda consciência, acha-se a Consciência imediata( O SER) (…)Tudo aquilo de que somos conscientes, não é a Consciência imediata”.
O que impressiona em tais afirmativas é queo usados aqui dois instrumentos muito comuns a Sri Nisargadatta Maharaj:
Primeiro:Ele se refere bastante à negação daquilo que não somos, verdadeiramente, para o dar-se conta da Consciência, aliás,único caminho para tanto.
Segundo: Coloca “consciência” com “c”minúsculo para a sensação de existir, e “Consciência”, com”C” maiúsculo,para a Consciência pura.
Vejam isso:Pergunta:” Então, como você sabe que está no estado supremo?”
Sri Nisargadatta: Porque estou nele. Ele é o único estado natural.
Pergunta: Você pode descrevê-lo?
Sri Nisargadatta:Só mediante a negação, como sem causa,independente,sem relação, indiviso,sem componentes,inabalável,inalcançavel mediante esforço“(pg.24, “Eu Sou Aquilo”).
Dois homens que viveram sobre a Terra com uma diferença de 150 anos, mais ou menos, e falavam da mesma coisa,infinitamente arraigada neles

LIN DE VARGA

 

Deixe um comentário

Seu comentário