EIS QUE TRAGO O QUE SABE O NÃO MANIFESTO

MATÉRIA NEGRA

Talvez seja preciso a alma sentir uma dor  imensa, para não sentir dor nenhuma e SER simplesmente na pura consciência. Às vezes.

Em um velho cartório de registros , minha data de nascimento  pegou fogo. Tenho 90 anos e não tenho nem um. Sou na Eternidade.

E se, de repente, não houvesse cinema? De que ficção viveria o ser humano? Recorreria  ele à sua própria ficção?

O Universo é real, muito mais que nosso corpo e mente; e a vida do ser humano, uma soberba ficção.

Waly Salomão, visto naTV. Foi pena não ter prestado atenção a alguém como ele, poeta que vivia a ficção da vida. Vivia como se interpretasse sempre. Era um ator social( ou, por outra, era um ator na sociedade), como se diz nestes dias de máscaras.

Não me basto no Mundo. Sinto saudade de uma saudade que não existe. Sinto saudade de ter vivido em um planeta no qual nunca estive.

Nenhuma palavra vale o escutar o silêncio do Infinito.

Essa eu ouvi em um  bar:  “Quando a morte vier, não adianta disfarçar com nenhuma fantasia”. Quantas páginas Proust,  só para dar um exemplo, escreveu, em busca do “Tempo Perdido”?A frase ouvida não resume de forma fascinante? Ao virar-me, quem a disse, desapareceu na rua. Nunca saberei quem era. E nem importa, de fato.

São mãos que sobem, as árvores? O que clamam,  que súplica é esta?Parecem dizer: “Oh, Deus, por que me prendestes aqui?” E os homens, insensatos, criam religiões e criaram fronteiras, e se matam, porque são muitos e nenhuma sensatez resta? “Por que me prendestes aqui, Deus, junto a  esses insensatos?”, perguntam as árvores.

A propósito de anotar uma idéia, para depois desenvolvê-la, anotei, na rua: “ O outro não houve”, querendo dizer que as pessoas não se ouvem. Anotei assim, com o erro, “houve”, com “h”. Improvável tê-lo feito, mesmo com uma cultura sofrível como a minha. No entanto, inconscientemente, era isso:  O outro não houve, porque, se ele não ouve, não existe.

Os Anjos impregnam-se nas florestas, mas não quebram as asas; pelo contrário, cobrem-nos a todos. Sabem o porquê?  Percebam, de repente, um feixe de luz atravessa o verde, os galhos, toca o chão orvalhado e vem ao seu Ser.

A vontade, o complexo de minha personalidade…Já nada mais existe, depois que absorvi, por exemplo,a intuição dada por Nisargadata Maharashi quando diz coisas como “A vida que se desenrola além da intenção humana”.

Pode ser uma interessante descoberta sobre você procurar antigas anotações em antigos livros. O pergaminho da vida pode dissolver-se, não pela ação do tempo, mas pela  plena consciência do agora.

Tenho lido sobre a Matéria Negra. Tomam-na como uma descoberta, uma suposição recente. Seria uma substância, que não se comprova e é invisível, é a maior massa do Universo, e seria como um “Esqueleto” que sustenta as estrelas e galáxias. Parece que são estimadas 100bilhões de galáxias. E o Universo se expande, mais e mais e se acelera. A matéria escura impulsiona essa expansão.

Insisto que isso é “uma descoberta recente”. Você já leu Lao Tsè?

“Há algo obscuro, completo

Antes que o céu e terra surgissem;

Tranqüilo, calmo,

Solitário e imutável,

Movendo-se sem risco.

Poderia ser a mãe de tudo,

Não lhe sei o nome:

Chamo-o de Tao.”(1)

Não parece que se fala da mesma coisa?

LIN DE VARGA

(1)    Citado por  Wayne Dyer, “A Verdadeira Magia”, Editora Nova Era, 2ª Edição, pg.148

Deixe um comentário

Seu comentário