Entrevistado: Cacá Mourthé (Atriz e Diretora Teatral)

Entrevistado: Cacá Mourthé (Atriz e Diretora Teatral)1- Você já foi analisado ?

Sim, faço terapia desde os 14 anos de idade, fui paciente do Dr. José Maria P. Alves da Cunha durante 7 anos, parei para me casar aos vinte e um anos, fiquei 2 anos sem terapia. Usava o dinheiro da terapia para completar o dinheiro de casa. Quando engravidei aos 23 anos voltei e fiquei mais seis anos fazendo terapia com o Zé, ele era Freudiano. Eu tinha ótima relação com ele. Mais tarde, fiz três anos de Orgonoterapia (Reich) com um ótimo terapeuta já falecido chamado Romel; depois dois anos de terapia Junguiana. E, atualmente, há mais ou menos oito anos, faço terapia com Gilda sobral Pinto.

2- De que forma isso influenciou sua vida (ou influencia)?

Adquiri um raciocínio próprio de quem faz análise, uma espécie de expansão da consciência que me faz levar a vida de forma mais leve e prazerosa .

3- Fale-nos um pouco de você:

Atualmente, estou com três peças: “O Alfaiate do Rei”, no Teatro Tablado, “Histórias da Mãe África”, viajando por outros estados com a Atriz Priscila Camargo, e acabei a peça “Passo a Passo no Passo”, que conta a História do Brasil Imperial. Dou duas aulas semanais de improvisação teatral no tablado. Tenho uma peça que escrevi que faz sucesso fora do Brasil: “Confissões das Mulheres de 30”, que agora esta sendo levada na Espanha. Ah! . E ainda, tenho duas peças minhas que Dirigi e escrevi que estão viajando pelo Estado do Rio de Janeiro, “Tudo por um Fio” e “Número faz favor”. Tem também em fase de finalização o filme “M 40 – mulheres de quarenta”, dirigido por Domingos de Oliveira. Sou diretora artística do teatro tablado e tomo conta dos direitos autorais de Maria Clara Machado, ufa! Tenho muitos interesses, faço o que gosto e por isso tenho uma boa produtividade – graças a todos os terapeutas da minha vida.

Vida afetiva: Tenho uma família atípica que amo muito! Filho, pai, mãe e irmão e vários amigos. Tive um primeiro casamento de quatorze anos e meio, onde tive um filho. Depois me casei novamente durante cinco anos. O principal é ter transformado essas relações em histórias afetivas importantes e que me acompanham até hoje com grande amizade. Hoje moro sozinha, meu filho está com vinte e um anos e saiu de casa. Os rompimentos na minha vida não são sinônimos de desagregação, pelo contrário, minha família vai se multiplicando porque hoje sou amiga das atuais mulheres de meus ex-maridos e de seus filhos. Entre uma separação e outra tive apenas seis meses de solteirice; tantos anos de casada, me deixou sem saber o que era viver sozinha. Graças a um relacionamento que tive depois do segundo casamento, no qual sofri muito, pude perceber a delícia de se estar sozinha aos 40 anos de idade, podendo direcionar a vida de forma sadia. Acho que essa tranqüilidade possibilitou o aparecimento de um surpreendente encontro. Acho que esses anos de terapia me ajudaram a não guardar rancor, a não ficar remoendo os fatos e acontecimentos passados. Passei por várias situações difíceis e soube transformá-las e harmonizá-las para um dia-a-dia mais tranqüilo.

4- Você diria que a analise foi (ou esta sendo) uma experiência fundamental para sua vida?

Foi fundamental.

5- Havia alguma coisa não realizada e que você alcançou depois, ou em virtude da analise?

Como comecei a fazer terapia muito cedo, não sei responder a esta pergunta. Mas faço a fantasia pelo que era antes dos quatorze anos, absolutamente angustiada, desajustada e inadequada, que sem terapia não seria viável a vida.

6- Como anda sua cabeça atualmente?

Saudável, dentro de um equilíbrio, até porque o equilíbrio só existe porque temos que ajustar o tempo inteiro com pequenas mudanças internas. A análise me ajudou a compreender que o equilíbrio não é estático. O estado de saúde é uma busca constante de evolução e transformação. O espírito é alquímico.

Currículo

CACÁ MOURTHÉ

ATRIZ E DIRETORA TEATRAL (desde 1981)

Dirigiu em 2004: “O Alfaiate do Rei” de Maria Clara Machado; “Histórias da Mãe África” de Priscila Camargo.

Co-Autora de: “As Mulheres de trinta” (1992); “Descobrindo Vidas no Jardim Botânico” (1992); “Passo a Passo pelo Paço Imperial” (1993); “Tudo por um Fio” (1994); “Número, faz favor?” (1997); e “Jonas e a Baleia” (2000).

E também: professora de Dramatização e interpretação, atuou na televisão e no cinema.

Publicada Originalmente no Jornal PRANA do Rio de Janeiro, em Setembro de 2004

Comments (4)

danieloutubro 30th, 2009 at 10:51

sou filho de antonio luciano mourthe leal,nascido em curvelo.bom como todo mourthe,tem um pezinho no teatro ou fazem declamaçoes maravilhosas como nossa tia geralda mourthe.te desejo todo osucesso do mundo.0313197410071

Bruna Gabrielli Sanchesjaneiro 1st, 2012 at 23:03

cacá eu sou a Bruna Gabrielli tenho 14 anos, e quero muito fazer teatro.
mais nao acho um lugar legal pra mim começa a carreira que quero seguir que é ser atriz.
beijos me responde ao meu e-mail (:

Fernanda Rolimmarço 23rd, 2012 at 11:01

Olá Cacá, meu nome é Fernanda e estou falando de Belo Horizonte. Eu tenho uma conhecida que mora em Istambul que está me pedindo um contato no Brasil a respeito dos direito autorais da Maria Clara Machado. Você poderia me passar um contato?

Obrigada desde já,
Fernanda Rolim

Elis Reginajunho 17th, 2016 at 16:14

Olá Cacá, sou Elis Regina.

Trabalho no município de Itaguaí-RJ e coordeno o Projeto Teatro na Escola. Todo ano é escolhida alguma personalidade do teatro ou escritora para homenagear, onde cada escola escolhe entre as obras do homenageado uma para representar no Encontro de Teatro das Escolas Municipais.
Este ano a homenageada é Maria Clara Machado e gostaria de saber se caso vocês tem o contato de algum parente para ser convidado a assistir a homenagem à autora. Desde já obrigada.

Deixe um comentário

Seu comentário