EIS QUE TRAGO O QUE SABE O NÃO MANIFESTO

SEM “EU” PARA INTOXICAR

A vida é uma arte e só tem alguma significação, quando nenhuma lógica se apresenta.

Livre de todo condicionamento, o que é você? Sua suposta delimitação corporal se expande e se dissolve no ar; sua mente, falsamente composta, dissolve-se no ar. Você é o próprio Universo em sua amplitude?É a Eternidade?

Quero olhar a pedra como se eu fosse a pedra, como se ela me olhasse e não eu a ela.

Sempre me impressionam os indivíduos não espiritualizados. Não falo daqueles que têm uma religião, um dogma ao qual obedecer. Estes, necessitam  do externo para se completarem e, portanto, são, em última instância, dependentes de algo ao nível do homem. Os que precisam que lhes digam como agirem, são carentes, fundamentalmente ( esta última assertiva ,  até por uma rasa construção intelectual, há de ser aceita por todos).

Não espiritualizados aos quais me refiro aqui, são aqueles que vivem de suas consciências individuais e não se dão conta da imensidão do Universo, de sua absoluta perfeição; e que eles são, tão somente, um lampejo nessa Infindável Consciência que nos fez.  Vivem da reação, dos mecanismos da mente postos pelo outro. Estes,  surpreendem-me; os outros referidos,  não podem surpreender. Fazem parte do conhecido.

A propósito, gosto de pensar no naco de visão que temos das coisas, particularmente, no que se refere ao Infinito: Antes, as nuvens, da perspectiva da Terra; depois, o Sol ou a Lua, as estrelas, um Cometa, quem sabe, e além… Um naco que, no entanto, permite a visão total.

Uma inspiração sem pensamentos, é pura paz. Por que as pessoas não conseguem escorregar para o silêncio que são?Escrevi isso em outra parte, não sei em que lugar,  repito agora.

Mas vejam isso: “É impressionante ver os focos de violência, agora, no Mundo. A paz das pessoas não pode ser aquela da flor calmamente oferecendo-se ao Sol?” Escrevi tais palavras no Twitter, em 6-2-12. Não parece que isso acontece neste momento?

Na crença absoluta, na crença inteira, de que veio do nada e ao nada retornará, é que você se dá conta de que É um Milagre. Por um instante (Tempo de vida), é testemunha do Infinito Milagre do Universo e faz parte dele. Como se lhe fosse dada a suprema felicidade de se dar conta disso! No entanto, olha e não vê.  Mergulha  em dogmas, sentimentos, dores e que tais, e nada vê, nada percebe.

Abrindo, aleatoriamente, o livro”Introdução ao Zen Budismo”, de DT Suziki, caio na pg.63, na qual, a propósito de críticas tolas em relação ao Zen, quando o chamaram”Assassino da mente”, ele, Suzuki, diz:”Não há assassino mental no Zen(…) O Zen não tem nenhuma mente para assassinar (…) Portanto, no Zen não há um eu pelo qual possamos ficar intoxicados(…)

Basta este ler, simples,instantâneo,rápido em uma página recém-aberta, para que você tenha em si a dimensão extraordinária do Zen: Vem a você uma alegria incomensurável, um saber-se silêncio(porque neste insight momentâneo não há possibilidade de qualquer pensamento),ao qual nada se pode equiparar.É como beber água fresca e pura e saciar a sede. O que é essa alegria? O reconhecimento de que inexiste EU, de que “não há um eu pelo qual possamos ficar intoxicados”(1).

Penso: quantas pessoas se sabem sem um “eu pelo qual  possamos ficar intoxicados”?Tantas  quanto aquelas que lerão este texto?

LIN DE VARGA

(1)    SUZUKI, D.T., “Introdução ao Zen- Budismo, prefácio de C.G. Jung, Editora Pensamento,SP,1993,  pg.63

Comments (1)

Lukaasmaio 10th, 2015 at 18:01

Sir, ஜ ன ‘ய க வ ல ர ந த வ ற பட டதல ல அத த ன ய க ‘ என ச ல ற ங க. ஆன ய க ல வ த , ப த எல ல ம உண ட அல லவ ? உத ரணம பதஞ ஜல இன ashtanga yoga.ப ஹ ன ற ப த , ச ரக ட ய இடம எல ல ம ஒன ற க இர ந த ல ம , ம ற இர ந த ல – என ன ச ய ய ல ம , என ன ச ய ய க ட த ந த ர ய ம த ன?ச ம ம ய ர ன த க ட வ ல பண ண வத எப பட ந இன ன ம ப ர யலய ச ர . வ த ஹல இர க க ம ?

Deixe um comentário

Seu comentário