Entrevistado: Raoni Seixas

Entrevistado: Raoni Seixas

1- Você já foi analisado ?

Meu pai é psicólogo e eu fiz análise durante algum tempo, principalmente, quando criança. Lembro de ir a um Núcleo de Pesquisas chamado SER, com a Drª Isabel Cristina. Era dinâmico e divertido. Ela fazia muitos jogos e brincadeiras, creio que foi a maneira que ela descobriu para se comunicar comigo. Acho que a análise é importante para o trabalho do ator pois entender a si mesmo é entender os outros. Hoje tenho vontade de voltar a fazer análise.

2- Isto vem influenciando sua vida? De que forma?

Naquela época ir ao psicólogo era divertido. Era um espaço que eu podia brincar e me expor. Acho que de uma certa forma isso me ajudou na compreensão das coisas, na observação do meu comportamento perante as situações que eram propostas. As dinâmicas as vezes eram com jogos como futebol ou peteca, mas as vezes eram com situações inventadas. Pensando agora, acho que foi nas minhas sessões de análise que pela primeira vez experimentei brincar de improvisar.

3- Fale de você?

Nasci no Rio de Janeiro. Comecei a fazer teatro com treze anos e a trabalhar como dublador aos dezesseis. Me formei em interpretação na UniRio, trabalho como produtor e ator.

4- Você diria que a análise foi ou está sendo uma experiência fundamental para a sua vida?

Eu diria que a análise pode ser uma experiência fundamental na vida de uma pessoa. Hoje em dia tenho vontade de voltar a fazer análise.

5- Você já realizou alguma coisa em virtude de ter experimentado ( ou estar experimentando a análise?)

O auto-conhecimento e a criticidade adquirida são importantes na orientação das escolhas do individuo. Acho que a análise pode melhorar o entendimento e a compreensão da pessoa sobre os outros e também sobre seus próprios atos.

6- Quais os projetos para o futuro ?

Colher os frutos do que se planta e viver com otimismo. Trabalhar bastante, com tempo para ser feliz.

7- Como anda sua cabeça atualmente?

Depende muito do momento que estou vivendo. O ser humano é um ser de múltiplos sentimentos: às vezes estou positivo, às vezes aflito, às vezes confiante, às vezes inquieto, às vezes feliz, às vezes triste. Vou lidando com todos esses sentimentos e construindo meu caminho. E sigo firme e forte na busca de um equilíbrio.

Currículo

RAONI SEIXAS

Bacharel em Interpretação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UniRio, trabalha como ator e produtor. Como ator fez diversos papéis, com destaque para os trabalhos no seriado “Adorável Psicose”, exibido no Multishow, o longa “Malu de Bicicleta:, elogiado pelo crítico de cinema do jornal O Globo e “Cinco Vezes Favela – Agora por nós mesmos”, onde também trabalhou como produtor de elenco. Como produtor fez ainda os longas “Não se Pode Viver sem Amor”, de Jorge Durán, “Paraísos Artificiais”, de Marcos Prado, e “Giovanni Improtta”, de José Wilker.

Entrevista realizada em Agosto de 2011

Deixe um comentário

Seu comentário