Entrevistada: Maria Helena Ennes de Almeida (Psicanalista)

Maria Helena Ennes de Almeida1- Você já foi analisada ?

Sim. Já fui analisada em três longos períodos de minha vida, e por três grandes analistas de escolas diferentes. Inicialmente, fiz análise com um Klainiano, o Dr. Eugênio Davidovich, que me deu condições para perceber que as escolhas são nossas e que o caminho da “vitimação”, do qual grande parte das mulheres se queixam, são escolhas, na verdade, da própria mulher. Depois, escolhi fazer um outro tipo de analise, dessa vez winnicottiana , com o Dr. Fernando Coutinho, isto porque queria ir mais a fundo na minha relação com minha mãe, ou seja, o conceito teórico que define esta linha de pensamento é o de sustentação, ou holding, termo cunhado por Winnicott para descrever a conduta emocional da mãe a respeito de seu filho. O último analista, foi o Dr. Francisco Ramos Faria, com quem pude compreender que o sujeito psicológico nasce ao ser incluído na ordem do significante e na lei do pai, reconhecendo a castração. A análise lacaniana aborda a questão do desejo, combinando o discurso psicanalítico com o lingüístico, ao afirmar que o inconsciente é estruturado pela linguagem. Hoje, já não faço mais análise, entretanto faço supervisão de alguns casos clínicos, com outro psicanalista, bem como dou supervisão a alguns colegas que me procuram.

2- De que forma isso influenciou sua vida (ou influencia)?

De uma forma direta e fundamental, pois hoje sou analista.

3- Fale de você:

O que eu sou? É a pergunta que todos nós fazemos. De imediato, a partir de Descartes, temos, para responder a esta pergunta, que descartar os sentidos. O que vejo, o que sinto, não me diz o que sou, nem tão pouco me define. Sou mulher, mãe e avó. Sou também um ser desejante, desejo este que me levou a tornar-me psicanalista. O desejo do analista, diferentemente do desejo inconsciente, é um desejo para além da fantasia e não se sustenta em nada: é o lugar do vazio que o analista oferece ao analisante, para que aí possa surgir o desejo do outro. Dividir meu tempo entre o desejo do meu inconsciente, enquanto mulher, e o desejo da analista, que me autorizei, é o que faço.

4- Você diria que a analise foi uma pesquisa fundamental para sua vida?

Como já afirmei, analise não só influenciou a minha vida, como tornou-se peça fundamental. O meu percurso em analise, ensinou-me que o amor dirigido ao saber é o suporte do tratamento psicanalítico.

5- Havia alguma coisa não realizada e que você alcançou depois, ou em virtude da analise?

Sempre haverá em cada um de nós, algo não realizado ou não alcançado. A nós, resta seguir buscando, pois se antes da analise, o recalque determina “horror de saber”, o final da analise faz emergir o “desejo de saber”, que é o nome mais apropriado para o desejo do analista. Isto é o que posso dizer.

6- Como anda sua cabeça atualmente?

Gostaria de dizer que “ela vai bem, obrigada”. Entretanto, a presença e a importância do olhar, na subjetividade e na sociedade atual, causa preocupação. O imperativo do espetáculo comandado pela TV e pela publicidade, impulsiona o exibicionismo do sujeito, levando-o a fazer tudo para conquistar um lugar ao sol e isso provoca em todos um “mal estar”. A vida transformada em entretenimento, satisfazendo ao gozo escópico. O “vejo logo existo” da sociedade contemporânea, faz cada um de nós sentir-se vigiado e a vigiar o outro. O que temos hoje, infelizmente, é uma paranóia de massa.

Currículo

Maria Helena Ennes de Almeida (Psicanalista)

– Diplomada em psicologia pela Faculdade de Biologia e Psicologia Maria Theresa, com Pós-Graduação em Psicologia clínica pela PUC – RJ;

– Mestrado em Psicologia clínica pela Universidade Estácio de Sá;

– Cursos de especialização em Winnicott, Terapia de família, bem como em Psicoterapia breve;

– Participante em formações clínicas do Campo Lacaniano, bem como do Fórum do Rio de Janeiro.

Publicada Originalmente no Jornal PRANA do Rio de Janeiro, em Dezembro de 2004

Deixe um comentário

Seu comentário